O que são os espíritos?

Fantasmas

Os espíritos são supostas entidades incorpóreas. A existência de espíritos como entes dissociados de seus corpos não é nada menos que uma crença muito enraizada na humanidade, que vem gerando uma grande quantidade de mitos e lendas.

Historicamente, aos supostos espíritos são atribuídos certos poderes, tanto sobre a natureza como sobre os seres humanos. Em muitas culturas, os supostos espíritos existem no mesmo plano que os deuses, embora seja em uma hierarquia inferior.

A palavra espírito vem do latim spiritus, que significa respiração ou fôlego e essas palavras denotam a ideia de vida.

Há dois fenômenos relacionados com a suposta aparição de espíritos e fantasma: que acredito ser mais comum que você imagina.

A PAREIDOLIA é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido erroneamente como algo distinto e com significado (em outras palavras, uma forma reconhecível). Como isso pode acontecer a qualquer um, é assim que muitas pessoas mantém suas convicções para acreditarem em supostos espíritos.

Outro fenômeno é a APOFENIA. Alguns a definem como a experiência concreta que dar sentido anormal ao que não tem. Um exemplo disso seria: Um quadro da sua mãe cai da parede, isto significaria que sua mãe morrerá ou ficará doente. Outro exemplo seria: No meio da noite se caírem alguns quadros da parede, isto significaria que os espíritos estão rondando.

A Apofenia consiste em atribuir significado a atos aleatórios. E é geralmente usado como explicação para afirmações paranormais ou religiosas.

A crença em espíritos se alimenta desses fenômenos tão comuns para a mente humana. Por isso, antes de falar sobre espíritos ou fantasmas, pense duas vezes.

Qual a sua opinião? Escreva seus comentários abaixo.

Comentários