Cristãos deveriam assistir filmes de terror?

O que a Bíblia fala sobre filmes de terror

Terror é um gênero cinematográfico caracterizado por seu desejo de provocar no espectador sensações de terror, medo, desgosto, repugnância, horror, desconforto ou preocupação. Os enredos dentro deste gênero muitas vezes envolvem uma força maligna, evento ou personagem, geralmente de origem sobrenatural, para o mundo normal do cotidiano. Os filmes de terror possuem elementos de fontes de literatura, superstições e lendas tradicionais, bem como medos e pesadelos nascidos de contextos socioculturais muito mais atuais e precisos. Além do mal, o misterioso está muito ligado aos filmes de terror. Mas o que a Bíblia diz sobre medo, horror e todas essas coisas que são mostradas nos filmes? Filmes de terror deveriam ser assistidos por cristãos? A Bíblia autoriza o consumo desse tipo de filme?

Em Deuteronômio 18:10-12, diz: "Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês". Então, se Deus tem repugnância por quem pratica as coisas mencionadas no texto, por que presenciá-las (mesmo que na ficção)?

Em I João 4:18, está escrito: "No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor". A Bíblia deixa claro que o medo não é um sentimento bom, não é um sentimento provocado por Deus.

"Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará", (Mateus 24:12). Ou seja, o mal faz com que o amor fique frio. Sem contar que, Mateus 6:22 afirma que "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz". Deus quer que vejamos coisas boas, caso contrário nosso interior ficará doente.

O medo é bom em certas situações de sobrevivência, mas apresentarmos coisas ruins a nossa mente é outra coisa. Um cristão deveria assistir a filmes de terror? O que você acha?

A Bíblia diz em Provérbios 14:16: "O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável".

Comentários

  1. Texto muito bom, conciso e totalmente coerente com a Bíblia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Só acho que você também tem uma opinião sobre o assunto. Compartilhe conosco.